Fórum de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade ocorre entre 12 e 15 de setembro nos 4 campi da UFSCar

Entre os dias 12 e 15 de setembro, a SAADE promoverá o Fórum de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade nos 4 campi da UFSCar.

O Fórum faz parte do processo de construção da Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar que vem ocorrendo durante todo o ano de 2016.

Todo o processo, em detalhe, pode ser acompanhado neste link: http://blog.saade.ufscar.br/?p=259

O objetivo do Fórum é promover um debate com a comunidade universitária com o intuito de buscarmos contribuições e problematizações que auxiliem nas reflexões e nas buscas de estratégias coletivas para a implantação de Políticas Públicas voltadas para:

a) educação das relações de gênero e diversidade sexual, combate àviolência de gênero, homofobia, transfobia, lesbofobia, bifobia dentro da Universidade e em diálogo com os contextos nacionais e internacionais.

b) garantir a inclusão e acessibilidade dentro da Universidade e em diálogo com os contextos nacionais e internacionais.

c) a educação das relações étnico-raciais, como forma de combate ao racismo e a discriminação e de valorização dos saberes culturais indígenas, africanos e afro-brasileiros dentro da Universidade e em diálogo com os contextos nacionais e internacionais.

O Fórum é aberto para a participação de todas as pessoas interessadas.

Para contribuir com os debates, participarão do Fórum a Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, o Prof. Dr. Toni Reis e o Prof. Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral.

Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva: Professora Emérita da Universidade Federal de São Carlos, foi admitida na Ordem Nacional do Mérito, no Grau de Cavaleiro, em reconhecimento de sua contribuição à educação no Brasil, foi relatora do Parecer CNE/CP 3/2004 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana e participou da relatoria do Parecer CNE/CP 3/2004 relativo às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Foi professora visitante junto a University of South Africa (1996), a Universidad Autonoma del Estado de Morelo, in Cuernavaca, México (2003), na Stanford University , USA, (2008 e 2015). De 2007 a 2011 foi coordenadora do Grupo Gestor do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar. Em 2011, recebeu homenagem da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), o prêmio Educação para a Igualdade, por ser a primeira mulher negra a ter assento no Conselho Nacional de Educação, por relevantes serviços prestados ao País e pela valiosa contribuição para a educação brasileira no combate ao racismo. Atua principalmente nas áreas de relações étnico-raciais; práticas sociais e processos educativos; políticas curriculares e direitos humanos.
Prof. Dr. Toni Reis: Pós-doutor em Educação - Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, membro titular do Fórum Nacional, Estadual (Paraná) e Municipal (Curitiba) de Educação. Secretário de Educação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais  - ABGLT, Diretor de Relações Internacionais da União Nacional LGBT UNA-LGBT, sendo Diretor Executivo do “Grupo Dignidade” / CEPAC/ IBDSEX / EPAD. Contribuiu para a criação e foi dirigente da Associação para Saúde Integral e Cidadania na América Latina e Caribe (ASICAL). Atua principalmente nas áreas de educação, direitos humanos, ética, diversidade sexual, prevenção do HIV e aids, promoção do voluntariado e desenvolvimento de organizações do terceiro setor.
Prof. Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral: Professor Adjunto I (Educação Especial) vinculado à Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Possui Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Doutorado Pleno em 'Culture, disabilità, inclusione: educazione e formazione', pela Università degli Studi di Roma 'Foro Italico' (título adjunto de 'Doctor Europeaus' emitido pela Comissão Européia). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia. Estágios no Exterior (França, Inglaterra, Dinamarca e Irlanda). Atualmente é Chefe do Núcleo Multidisciplinar para a Inclusão e Acessibilidade - NuMIAc/UFGD e Membro do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - CMDPD/Dourados-MS. Atua, principalmente, nos seguintes âmbitos: Inclusão no Ensino Superior; Educação Especial e Inclusiva, Diversidade e Cultura; Formação de Professores; Fundamentos, políticas e práticas educacionais sob a perspectiva inclusiva; Ensino e Consultoria Colaborativa

PROGRAMAÇÃO:

12 / 09 / 2016 | 15h30 | CAMPUS LAGOA DO SINO

Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Representantes da SAADE

13 / 09 / 2016 | 19h | CAMPUS SÃO CARLOS | TEATRO DE BOLSO

Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Prof. Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral

Representantes da SAADE e da Coordenadoria de Diversidade e Gênero

14 / 09 / 2016 | 19h | CAMPUS SOROCABA | AUDITÓRIO DO PRÉDIO ATLAB

Prof. Dr. Toni Reis

Representantes da SAADE e das Coordenadorias de Relações Étnico-Raciais e de Inclusão e Direitos Humanos.

15 / 09 / 2016 | 17h | CAMPUS ARARAS | AUDITÓRIO

Prof. Dr. Toni Reis